Assim que acabou a Expedição Atacama 2013, comecei a pensar em qual seria meu próximo destino pela America do Sul. É, depois que fiz a primeira longa viagem de moto não consegui mais parar, fiz varias viagens pelo Brasil e comecei a pesquisar qual seria meu próximo destino internacional. Concluí que teria 2 opções principais, Ushuaia ou Machu Picchu, mais 2 destinos sonho de consumo de qualquer motociclista que gosta de longas distancias e grandes desafios. Assim, como teria apenas 20 dias de férias, optei por Machu Picchu um dos principais destinos turisticos da América Latina, Patrimonio Cultural pela Unesco e uma das 7 maravilhas do mundo. A partir daí, iniciei minhas pesquisas e o planejamento da viagem, que levaria mais de 4 meses até o dia da partida...

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia 8 - 11/09 - Reserva Eduardo Avaroa

Terceiro e ultimo dia do tour no Salar e Reserva Eduardo Avaroa.Acordamos as 4:30 da manha, la fora a temperatura era de -7C mas durante a noite não sentimos nada, dormimos confortavelmente e o saco de dormir fez seu trabalho perfeitamente, estava usando um saco para -10C.
Tomamos café rapidamente e umas 5:30 saimos do Hostel sentido sul da Bolivia com divisa com o Chile para mais um dia cheio de paisagens e agora o retorno para Manica buscar as motos e em seguida para o Hotel em Uyuni.
A primeira parada foi nos geisers chamados de sol de la manhana. Achei bem interessante, são um pouco diferentes dos que vi no Atacama em 2013. O primeiro foi escavado de forma artificial e tem um vapor muito forte e logo a frente os naturais, achei o vapor desta regiao mais forte do que os que vi no Atacama mas não são tantos quanto no Chile.



Logo após os geisers visitamos as aguas termais onde fiquei por uns 15 minutos na piscina de agua quente, foi uma expericencia muito legal pois achava que assim que saisse da agua sentiria muito frio devido a baixa temperatura fora da agora entre -5 e 0C e o  vento, mas meu corpo permaneneu aquecido durante muito tempo. Para entrar na psicina quente e usar o banheiro é necessario paragar 6 bolivianos, algo em torno de 3 reais.



De lá seguimos para o ultimo ponto turistico e um dos mais bonitos bem na divisa com o Chile, a laguna blanca, laguna verde e o majestoso vulcao Licancabur e ao lado o vulcao churiques.



Após a laguna verde fomos ate a divisa da Bolivia com o Chile, um paso fronteirizo chamado Hito Carron e de la algumas pessoas que estavam no nosso grupo seguiram numa van para San Pedro do Atacama e nós começamos o nosso retorno para Uyuni.




A volta foi longa, atravessamos novamente todo a reserva eduardo avaroa, passamos por varios vilarejos e paramos em um chamado Mallku Man para almocar. 



Almocamos atum com arroz e salada e de la continuamos a viagem até Manica onde nossas motos estavao nos esperando. De la pegamos novamente o trecho de off road até entrarmos no salar e cruza-lo até uyuni, neste trecho nosso 4x4 e nosso guia foi nos escoltando até a chegada na agencia.
Tiramos fotos com nosso Guia Juan e o motorista que foram fantasticos e cuidaram demais da gente nestes 3 dias, demos um agrado aos 2, ainda conseguimos lavar as motos para tirar o sal que acaba com a parte eletrica das motos na casa do motorista do tour e seguimos para o Hotel. Chegamos do Salar as 18 e as 19 estamos no hotel já com as motos lavadas. Desta vez deixamos as motos em frente ao hotel mesmo presas com cadeado e a minha ainda com uma trava de disco.
Tomamos um banho e eu e o Flavio saimos para comer e comemorar mais um trecho da viagem vencido. O Glauco estava cansado e acabou ficando no Hotel. Fomos comer na praca ao lado do Hotel no restaurante Jalisco. Comemos um macarrao a bolonhesa tomamos mais um vinho boliviano e na volta levamos um suco de laranja para o Glauco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário