Assim que acabou a Expedição Atacama 2013, comecei a pensar em qual seria meu próximo destino pela America do Sul. É, depois que fiz a primeira longa viagem de moto não consegui mais parar, fiz varias viagens pelo Brasil e comecei a pesquisar qual seria meu próximo destino internacional. Concluí que teria 2 opções principais, Ushuaia ou Machu Picchu, mais 2 destinos sonho de consumo de qualquer motociclista que gosta de longas distancias e grandes desafios. Assim, como teria apenas 20 dias de férias, optei por Machu Picchu um dos principais destinos turisticos da América Latina, Patrimonio Cultural pela Unesco e uma das 7 maravilhas do mundo. A partir daí, iniciei minhas pesquisas e o planejamento da viagem, que levaria mais de 4 meses até o dia da partida...

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia 24 - 27/09 - Assis Brasil a Rio Branco - 340Km

Hoje deveria ser um dia tranquilo da viagem por ser um trecho curto e já na terra brasilis. De comemoração por ser o ultimo trecho da viagem e também de contemplação por estar estravessando de moto uma estrada que corta a floresta amazônica. Mas, como nestas viagens nem tudo pode ser plavisto e com emoção a sensação de realização fica maior, não poderia ser diferente desta vez.

Acordei cedo e as 8 horas da manhã já estava com a moto pronta para a partida. Tomei um bom café da manhâ com suco, frutas e pão, fiz o check-out do hotel, me despedi do pessoal da recepção e parti sentido Rio Branco pela BR-317.









Assim que sai da cidade, passei direto pela fronteira do Brasil com o Peru, isso mesmo, Assis Brasil mesmo sendo uma cidade brasileira fica antes da fronteira do Peru com o Brasil e logo após a fronteira parei num posto do lado direito da estrada para abastecer e colar mais um adesivo da viagem. As 9 da manhã já estava bem quente e deu pra sentir que o clima realmente nesta região é é de muito calor e úmido.

A estrada assim que passamos para o lado do Brasil muda radicalmente, enquanto do lado do Peru o asfalto é perfeito, um tapete sem buraco algum, do lado brasileiro é difícil encontrar um trecho que não tenha buraco ou melhor crateras do tamanho quase da moto. O tempo todo é preciso reduzir a velocidade e escolher o melhor ponto para passar, inclusive utilizando a pista contraria. O mesmo acontece com quem vem no sentido contrato, a estrada é muito ruim, mas não tem um fluxo muito grande o que reduz um pouco o perigo. Não recomendo dirigir a noite por este trecho. Muita chance de acidente ou de quebra da moto.

Uns 15 quilômetros após sair de Assis Brasil um animal cruzou a pista e por sorte e reflexo consegui reduzir e desviar do animal e senti apenas um pancada na minha bota esquerda. Senti uma dor forte que durou alguns minutos, mas felizmente não cai e continuei a viagem pensando se o animal estaria bem. Uns 2 ou 3 quilômetros a frente quando precisei reduzir novamente a velocidade da moto devido aos buracos e tentei acionar o pedal de cambio, percebi que este não estava mais lá.

Provavelmente com a pancada ele se quebrou. Quando olhei para baixo tentando entender, percebi que o pedal ainda estava la mas totalmente para baixo. Instantanemanete olhei para o painel e vi que estava em 6a marcha, ai começava a parte emocionante da viagem, teria ainda 320km pela frente sem poder reduzir as marchas e poder parar a moto por qualquer motivo mesmo que fosse para abastecer.

Seriam 320k sendo que o painel apontava autonomia para no máximo 300km, varias trechos eu passaria por cidades, policia, buracos e lombadas sem poder reduzir e sem deixar a moto morrer. Por este motivo também não consegui fazer fotos do caminho, apenas filmagens com a câmera que estava no meu caminho.

Decidi então que o melhor a fazer seria manter uma media entre 70 e 80km.h e torcer para não ser parado por nenhuma policia e não pegar nenhum sinal vermelho durante o caminho.







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