Assim que acabou a Expedição Atacama 2013, comecei a pensar em qual seria meu próximo destino pela America do Sul. É, depois que fiz a primeira longa viagem de moto não consegui mais parar, fiz varias viagens pelo Brasil e comecei a pesquisar qual seria meu próximo destino internacional. Concluí que teria 2 opções principais, Ushuaia ou Machu Picchu, mais 2 destinos sonho de consumo de qualquer motociclista que gosta de longas distancias e grandes desafios. Assim, como teria apenas 20 dias de férias, optei por Machu Picchu um dos principais destinos turisticos da América Latina, Patrimonio Cultural pela Unesco e uma das 7 maravilhas do mundo. A partir daí, iniciei minhas pesquisas e o planejamento da viagem, que levaria mais de 4 meses até o dia da partida...

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia 4 - 07/09 - Santa Cruz de La Sierra - Sucre - 480Km



Hoje será o dia mais longo e dificil da viagem um trecho de 500KM com 250 de asfalto e 250 de off-road. Os relatos que li sobre este trecho os motocilcistas que não desistiram devaram entre 10horas os mais experientes até 15horas. Muitoas desistiram no caminhho.
Acordamos as 5:30 mais uma vez...rsss. E as 6:30 já estavamos em cima das motos, nossa logistica de arrumar tudo e sair esta ficando mais eficiente, mas também não tomamos café.
Logo na saida da cidade o Glauco perdeu o comunicador. Ele acabou caindo e quebrou.
Saimos de Santa Cruz pela RN 7 sentido Samaipata, trecho muito bointo entre vales e montanhas com asfalto bom. O trecho mesmo sendo de asfalto não rende muito devida as varias cidadezinhas que ela cruza e os techos entre as montanhas cheios de curvas que valem a pena.
Chegamos em Samaipata e paramos numa vendinha para tomar café, compramos agua para os camelbaks e eu comprei um pouco de folha de coca para ajudar a minimizar o mal de altitude e reduzir a sensação de cansaço, principalmente no trecho que viria de off-road pela frente.
Deixamos Samaipata e seguimos rumo a La Palizada, pela mesma RN 7, onde abasteceriamos as motos, murxariamos os pneus e onde comecaria o trecho desafiador do dia.
Na chegada em La Palizada, tem um posto de gasolina. Neste momento eu e o Flavio entramos no posto e nos perdemos do Glauco. Chegamos até a ir atrás dele mas não conseguimos encontra-los. Abastecemos as motos, murchamos os pneus e depois de 1 hora ele apareceu. Dica. Sempre que alguem se perder, PARE e espere o grupo reencontra-lo.
A estrada para Aiquille-Sucre, RN 5, começa praticamente em frente ao posto. É uma estradinha minuscula de terra que mal da pra acreditar que é uma rodovia nacional...rsss
Os primeiros kilometros foram de assustar...muita areia, lama, subindo e descendo...mal deu pra apreciar o visual do lugar que vale a pena...rss. Até Saipina o trecho judia bastante mas é bom para treinar a tecnica e pegar o jeito da moto neste tipo de terrenos. Depois de Saipina o trecho vai melhorando um pouco com com um pouco mais de chao batido e cascalho e areião apenas nas curvas ou alguns pequenos trechos. Em varios trechos existem obras e em algumas delas somos obrigados a aguardar a passagem.
O Visual da estrada é lindo e em varios momentos vale a pena parar para tirar fotos, existem varias pontes tambem que cortam os rios/riachos dos vales que cruzamos neste trecho.
Durante todo o caminho passamos por cidadezinhas bem pequenas e simples onde é possivel tambem descansar, tirar fotos e tomar agua/refrigerante.
Depois de Aiquille a estrada volta a ser de asfalto, com alguns pequenos trechos em reforma ou de terra, onde conseguimos novamente impor um bom ritimo. A paisagem muda um pouco, mas do mesmo jeito entre vale e montanhas, com rios/riachos beirando a estrada...visão maravilhosa, muito parecida com alguns trechos do Chile/Argentina e da descida dos Andes do Chile sentido a Argentina chegando em Mendoza.
Pegamos o ultimo trecho já no asfalto anoitecendo e a cor do ceu nesta regiao é muito diferente de tudo que já tinha visto...uma alaranjado/avermelhado que chega a ser sinistro...rsss Quanto mais subiamos mais sinistro ficava.
Hoje saindo de uma altitude de 400m para 3000m em Sucre.
Chegamos em Sucre as 19:00  a cidade estava com um transito infernal. Não sei se é sempre assim mas chegamos num dia de festa, o principal do ano para eles. Dia da padroeira da cidade, Nossa Sra de Guadalupe e como nosso hotel era no centro levamos 1 hora pra chegar.
A cidade lembra muito Ouro Preto com um centro historico bem legal, movimentado com varios restaurates, museus, cafés, uma praça bem grande com varios predios antigos em volta. Sucre é uma das cidades mais ricas da Bolivia e já foi a Capital. Patrimonio da Humanidade.
Como o Hotel não tinha estacionamento, alias nenhum no centro tem, levamos mais 1 hora procurando um. Fomos conseguir um há 5 quadras do hotel. Este é um ponto negativo de se ficar no centro de Sucre,  o que atrapalhou muito a nossa logistica, jantar e o tempo que tinhamos para conhecer a cidade.
Assim que guardamos as motos, no caminho de volta para o Hotel passamos em frente a um restaurante simples, mas que tinha um grelha com varios cortes de carnes que pareciam muito bons. Decidimos parar e comer por ali mesmo. Comi um lomito, tomamos uma cerveja local chamada Huari e uma garrada suco Del Valle, acho que não é a mesma Del Valle que encontramos no Brasil e a garrafa de suco era de vidro muito parecida com uma de cerveja que temos em nosso pais. O suco era de uma fruta local chamada Tumbo. Já que não tomamos nenhum tombo, resolvemos tomar um tumbo a noite...rss
Depois de comer seguimos para o Hotel, tomei um banho maravilhoso e capotei...estava exausto fisico e psicologicamente...
O trecho de Off-Road que ouvia ser dificilimo exije um pouco mas não é nada demais. Qualquer um pode fazer e recomento. Levamos 6 horas para fazer e com uma pouquinho de cautela e indo devagar qualquer um faz...eu mesmo não tinha nenhuma experiencia e consegui fazer...só ir devagar...


4 comentários:

  1. Excelente relato, obrigado por divulgar essas informações. Esse trecho de Sta Cruz a Sucre tem bem pouca informação na internet, a maioria é de mochileiros que vão de ônibus e sempre colocando bastante apreensão com relação ao estado das estradas. Parabéns pela viagem!

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  2. Marcus,

    Obrigado pelo elógio. Fico feliz que meu blog possa ajudar, este é oojetivo além de ser uma forma de deixar gravado cada trecho da viagem na minha memória...

    Ainda tem muito conteudo para subir, videos, fotos e mais detalhes do planejamento e de cada dia da viagem.

    Qualquer duviva é só avisar...será um prazer ajudar!!!

    Abs,

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  3. Como vou sozinho com a patroa não pretendo pegar a Ruta 7 e vou pela Ruta 4, que dever ser asfaltada.

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  4. Clipmasterjki,

    Acredito que o trecho pela RN4 realmente é mais tranquilo, mas mas existem alguns trechos em obras com trechos de terra.

    Abs,

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