Assim que acabou a Expedição Atacama 2013, comecei a pensar em qual seria meu próximo destino pela America do Sul. É, depois que fiz a primeira longa viagem de moto não consegui mais parar, fiz varias viagens pelo Brasil e comecei a pesquisar qual seria meu próximo destino internacional. Concluí que teria 2 opções principais, Ushuaia ou Machu Picchu, mais 2 destinos sonho de consumo de qualquer motociclista que gosta de longas distancias e grandes desafios. Assim, como teria apenas 20 dias de férias, optei por Machu Picchu um dos principais destinos turisticos da América Latina, Patrimonio Cultural pela Unesco e uma das 7 maravilhas do mundo. A partir daí, iniciei minhas pesquisas e o planejamento da viagem, que levaria mais de 4 meses até o dia da partida...

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia 3 - 06/09 - Corumbá - Santa Cruz de La Sierra - 660Km



Hoje será o primeiro dia de Bolivia!
Acordamos 6:00 da manha pois precisavamos estar bem cedo na fronteira do Brasil com a Bolivia. As motos já estavam abastecidas, arrumamos tudo nas motos, tomamos café, fizemos o checkout e partimos. Ouvi varios relatos de demora e burocacria para conseguir dar a saida do Brasil e a entrada na Bolivia com as motos. Chegamos na fronteira do Brasil as 7:45, estacionamos as motos e já havia uma fila de umas 50 pessoas para fazer a entreda ou saida no Brasil. Isso mesmo, a fila é única para quem entra e quem sai do pais. Como a imigração só abria as 8:30 ficamos ali conversando com alguns europeus que também aguardavam na fila e aproveitei para pegar algumas dicas com alguns bolivianos que ali estavam.
As 9:00hs conseguimos o carimbo no passaporte e seguimos para a imigração Boliviana que fica 100m logo a frente. Chegando lá fomos direto para a imigração, lá preenchemos um papel verde muito paracido com os que temos que preencher quando entramos nos EUA. Esse processo levou mais uns 30 minutos.
Em seguida, logo em frente a imigração, existe uma casa de cambio e já aproveitamos para trocar dinheiro. O dono do lugar foi super atencioso e inclusive nos deu uma mapa com o local que precisariamos pegar a Orden de Translado. Documento obrigatório para transitar com veiculos extrangeiros na Bolivia, sem ele sua moto pode ser apreendida e não existem meios legais de reaver o bem.
Seguimos sentido Puerto Suarez, cidade proxima a fronteira, onde pegariamos nossas Ordens de Translado. Logo no inicio da estrada tem um posto de gasolina e aproveitamos para abastecer os galoes adicionais de gasolina. A venda foi muito tranquila, mas realmente nos cobram um preço diferente do preço cobrado para os Bolivianos, quase 3 vezes mais, muito parecido com o preço praticado no Brasil mas aqui a gasolina é pura, não tem alcool na composição e rende muito mais.
Enquanto abastecia perguntei para algumas pessoas onde ficava a aduana para retirar o documento de entrada das motos, é preciso para pegar a orden de translado, mas ninguem sabia...rss esse é um problema aqui na Bolivia, as pessoas são muito desinformadas, cada um te dá uma informação diferente. As vezes na duvida, melhor continuar na duvida...algumas vezes perguntar algo por aqui nos deixam mais confusos.
Como estavamos perto ainda da fronteira/imigração, decidi voltar e perguntar para o nosso amigo da casa de cambio onde ficava a Aduana. Eles nos mostrou um conteiner bem em frente a loja dele e a imigração e inclusive já tirou xerox de todos os documentos que precisariamos entregar no processo de entrada da motos.
Seguimos para a aduana e uma moça muito simpatica e fã de motos nos atendeu, tirou fotos com as motos e preparou a papelada para a gente. Após verificar todos os documentos e as motos, ela olhou a placa e o chassi para ver se batiam com os do documento, preparou um documento e nos liberou. Aqui tambem precisamos preencher mais um papel.
Ufa, agora sim conseguimos entrar na Bolivia. Seguimos para Puerto Soarez que fica proxima e caminho para Santa Cruz nosso destino do dia. Chegando lá fomos até a delegacia de transito e pegamos a Orden de translado, o processo é rapido e de graça, mas logico que os policiais nos pediram uma ajuda. Pediram 30 bolivianos e demos 2 dolares....rsss
Já eram 12:00 quando saimos da delegacia e começamos realmente nosso trecho de moto pela RN 4 até Santa Cruz.
Estava muito preocupado com este trecho da viagem na RN 4 devido alguns relatos de brasileiros que foram assaltados/roubados, principalmente na primeira parte da estrada até Roboré. Assim combinamos de não parar em nenhum momento e manter um bom ritmo para passar por ele o mais rapido possivel e também não sermos ultrapassados por ninguem.
A estrada é muito parecida com a que pegamos no chaco argentino em 2013 durante a Expedição Atacama. Longas retas, asfalto em bom estado, muitos animais em torno da pista como vacas, cachorros, ovelhas etc, que nos obriga a ficar atentos e conseguimos impor uma boa velociadade entre 120 e 150km/h. Durante o caminho existem alguns pedagios, geralmente na entrada ou saida das cidadelas mas moto não paga. É comum na estrada encontrar motociclistas em pequenas moto sem capacete e incluisve motos com até 4 pessoas em cima...rsss
Seguimos assim até roboré, o sol novamente estava forte, na casa dos 35ºC. Chegando em Roboré paramos para abastecer. O Posto fica na segunda entrada da cidade, bem ao lado direito da estrada. Novamente fomos bem atendidos e pagamos o preço para brasileiros. Ah, em praticamente todos os postos existem militares cuidando do movimento e garatindo que será cobrado o valor adicional para os brasileiros. O posto tinha uma boa estrutura inclusive uma lanchonete. Aproveitamos para tomar agua e abastecer os camelbaks.
Seguimos viagem e a nossa proxima parada seria em San Jose de Chiquitos, para abastecer novamente, tirar uma foto na igreja principal pois é umas das principais da região, esta parte da Bolivia teve muitas missões jesuitas e comer uma carne numa churrascaria Brasileira.
Entramos na cidade pela entrada principal e logo a frente a esquerda já encontramos o posto de gasolina. Abastecemos as motos, desta vez demorou um pouco mais. Geralmente os abastecimentos levam uns 30 minutos pois precisam anotar nossos dados e da moto, colocar tudo num sistema e emitir uma nota.
Motos abastecidas seguimos para a praça principal da cidade, tiramos algumas fotos e decidimos comer por ali mesmo em um café muito agradavel, nem parecia que estavamos na Bolivia. Como já eram aprox. 3:30 / 4:00 da tarde decidimos abortar a churrascaria e aproveitar para jantar bem em Santa Cruz. Comemos um lanche rapido  e seguimos o caminho.
Este ultimo trecho aceleramos para chegar o quanto antes em Santa Cruz e pegar o menos tempo possivel de estrada a noite.
Chegando mais proximo de Santa Cruz o transito de veiculos aumentou e em Paillon eu e o Glauco fomos parados pela policia. Pediram para que fossemos até a guarita. Um policial pediu o documento da moto e a habilitação e sem praticamente olhar o documento comecou a falar sobre o transito de Santa Cruz, que os motoristas não são educados, tudo para pedir uma contribuição no final. Assim que pediu a contribuição viu a camera do capacete do Glauco, perguntou o que era, dissemos que era uma camera, ai nos agradeceu sem darmos nada e nos liberou para seguir viagem.
Pilotamos aprox. 1 hora a noite e as 19:00 estavamos em Santa Cruz.

Fomos direto ao hotel mas como sempre o GPS não acha o endereço exato, chega na rua mas erra a numeração. Aproveitamos para já abastecer as motos novamente e perguntando achamos o Hotel. Já era 20:00hrs. Até conseguirmos fazer o checkin levar as coisas pro quarto e tomar banho já eram mais de 10:00 e cansados decidimos sair a pé pela avenida onde estavamos e comer algo por ali mesmo. Achamos na esquina uma lanchonete, tomamos uma coca-cola cada um, um x-salada e fomo dormir pois o dia seguinte seria o mais longo e dificil da viagem.



3 comentários:

  1. De Corumbá até Santa Cruz já está 100% asfaltado? Obrigado, Marcus DT.

    ResponderExcluir
  2. Marcus, 100% asfaltado...estrada perfeita e um retão só!!! Postos em varios pontos, logo após a fronteira com a Bolivia, em Roboré (na estrada mesmo) e em San José de Chiquitos (entrada da cidade).Vendem sem problema para estrangeiros mas ao preço de 8.60 bolivianos.

    Pouco transito até chegar próximo a Santa Cruz e cuidando com animais que uma vez ou outra atravessam a pista.

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Valeu Erick, obrigado pela info! Abs.

    ResponderExcluir